Caracterização

 

PANÓIAS
 
É uma freguesia rural de 1ª. classe do concelho de Ourique, com 110,35 km² de área e 496 habitantes (2011). Densidade: 4,5 hab/km² e nela se situam os lugares de Panóias, São Romão de Panoias, Torre Vã e Laborela.
Confronta com as freguesias de Conceição, Ourique, Garvão, Santa Luzia, Vale de Santiago, Messejana, Alvalade e Casével.
No território da freguesia fica situada a albufeira da Barragem do Monte da Rocha.
 
CONCEIÇÃO
 
É uma freguesia rural de 1ª. classe do concelho de Ourique, com 32,05 km² de área e 86 habitantes (2011). Densidade: 2,7 hab/km² e nela se situam os lugares de Conceição e Alcarias.
Confronta com as freguesias de Panóias, Messejana, Rio de Moinhos e Casével.
 
Presentemente pertencem à União das freguesias de Panoias e Conceição.
 
ECONOMIA
 
Panóias e Conceição são freguesias de cariz essencialmente rural, onde os problemas da desertificação se vão acentuando. À volta do aglomerado urbano estendem-se vastos campos verdejantes, permitindo á população o cultivo de várias espécies, tornado-se um "elo" indispensável no quotidiano das gentes desta terra. 
 
A oferta a nível de comércio é razoável, que ali tem alguma tradição e ainda vai dando trabalho a muita gente.
 
Panóias e Conceição são também freguesias  com uma grande tradição pecuária, sendo uma actividade com uma forte presença e também uma fonte de rendimento para a população da Freguesia.
 
DEMOGRAFIA
 
Valores apresentados com base nos resultados do Instituto Nacional de Estatistica, Censos 2011. 
 
PANÓIAS
População Residente Total - 496
População Residente Homens - 248
População Residente Mulheres - 248
População Presente Total - 487
População Presente Homens - 245
População Presente Mulheres - 242
Famílias - 208
Alojamentos  - 397
Edifícios - 390
 
CONCEIÇÃO
População Residente Total - 86
População Residente Homens - 44
População Residente Mulheres - 42
População Presente Total - 85
População Presente Homens - 44
População Presente Mulheres - 41
Famílias - 48
Alojamentos  - 187
Edifícios - 186
 
ALBUFEIRA E BARRAGEM DO MONTE DA ROCHA
 
A Barragem do Monte da Rocha fica situada no Baixo Alentejo, no concelho de Ourique, perto da localidade de Panóias. Construída sobre o leito do Rio Sado, esta barragem entrou em funcionamento em 1972. A sua utilização é predominantemente agrícola.
 
Observação de aves na Barragem do Monte da Rocha
 
Perdida na parte ocidental do Baixo Alentejo, a barragem do Monte da Rocha tem merecido pouca atenção por parte dos ornitólogos. Contudo, esta zona tem um potencial ornitológico que merece ser destacado. 
 
Espécies mais interessantes:
Frisada, mergulhão-de-crista, peneireiro-das-torres, perdiz-do-mar.
 
Outras espécies:
Pato-real, mergulhão-pequeno, garça-boieira, cegonha-branca, milhafre-preto, tartaranhão-caçador, águia-calçada, galeirão-comum, sisão, pernilongo, abelharuco, poupa, chasco-ruivo, fuinha-dos-juncos, pega-azul, pardal-espanhol, trigueirão.
 
Visita:
Partindo de Ourique, toma-se a estrada nacional 123 em direcção a Odemira. Ao longo desta estrada existem, do lado esquerdo, diversos ninhos de cegonha-branca que merecem ser inspeccionados, pois servem de suporte à nidificação de diversos casais de pardal-espanhol, que aqui se misturam com o pardal-comum. A concentração mais interessante situa-se entre os km 53 e 52. Também do lado esquerdo aparece um pequeno açude, observável a partir da estrada, que é frequentado por frisadas, pernilongos e outras aves aquáticas. Prosseguindo pela estrada e virando à direita no primeiro cruzamento (EN 264-1), rapidamente se chega ao paredão da barragem, a partir de onde se obtém uma boa perspectiva sobre a albufeira.
 
Durante a época de nidificação é habitual observar aqui o mergulhão-de-crista, a frisada, a perdiz-do-mar e o diversas espécies de fringilídeos.